O que é TRX Suspension Training?

Venho trabalhando com o TRX Suspension Training há algum tempo, e a cada dia percebo que personal trainers, academias, clubes, estúdios de fitness e pilates estão se rendendo à essa nova forma de treinamento, sem falar dos alunos, que pedem cada vez mais a inclusão de treinos com o TRX em suas aulas. Mas afinal, o que é, como funciona, quem pode utilizar esse tipo de treinamento? Vamos nesse post tentar esclarecer essas e outras dúvidas sobre esse novo método de treinamento.

O que é o Suspension Training (Treinamento Suspenso)?

O Suspension Training consiste, como o próprio nome diz, em um treinamento em suspensão, ou seja, o corpo fica suspenso durante todo o tempo, no qual trabalha contra a gravidade e o peso do corpo se torna a resistência. Alguns exemplos de exercícios em suspensão são a escalada e as barras paralelas na ginástica olímpica.

O que é o TRX Suspension Training?

Basicamente, o TRX é um sistema completo de treinamento que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios. Esse sistema se distingue dos exercícios tradicionais pelo fato de que os pés ou as mãos dos usuários geralmente estão apoiados por um único ponto de âncora, enquanto a extremidade oposta do corpo está em contato com o solo. Com ele é possível graduar a intensidade do treino, usando para isso o peso corporal e a inclinação, e assim trabalhar componentes como força, resistência, coordenação, flexibilidade, potência e estabilidade do core.

Os exercícios no TRX utilizam a gravidade e o movimento para gerar respostas neuromusculares às mudanças na posição do corpo e vantagem mecânica. Você sente essas respostas como trabalho.

Origem do TRX Suspension Training

O TRX Suspension Training surgiu da necessidade que os SEALs (Força de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos) tinham de se exercitarem. E essa tarefa era um pouco complicada pelo fato dos SEALs, em missões, estarem sempre em locais os quais não era possível a utilização de equipamentos tradicionais de fitness ou com pouquíssimo espaço, como esconderijos ou submarinos. Mas como não poderia deixar de ser, onde existe um problema faz-se necessário uma solução. Foi então que com alguns metros de tiras de paraquedas costuradas a mão, com ferramentas para conserto de barcos de borracha, foi criado o protótipo do que seria o atual TRX Suspension Trainer. A partir disso, alguns meses após a criação do primeiro TRX, os SEALs já haviam desenvolvido um grande número de exercícios com o peso do corpo, especificamente concebidos para essa fita de treinamento exclusiva.

Quem pode treinar com o TRX?

Ao contrário do que muitos podem pensar, o TRX pode ser utilizado por praticamente todas as pessoas que procuram um treinamento eficaz e motivante, possuo alunos de várias faixas etárias que fazem uso do TRX sem nenhuma restrição. Com um acompanhamento profissional, a intensidade dos exercícios pode ser controlada de maneira correta e segura, tornando o treino eficiente e versátil, independentemente da idade, sexo ou aptidão do usuário. E pode ser usado em praticamente qualquer lugar.

Todo o core, o tempo todo

Seu centro de gravidade está situado logo acima do quadril, ao longo da linha média do corpo e é chamado de Zona Core, que integra músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos. O que o TRX faz é mudar a posição do corpo e consequentemente mudar seu centro de gravidade, e isso é feito intencionalmente, ativando assim a musculatura do core durante todos os exercícios.

Com isso podemos dizer que o treinamento em suspensão com o TRX é “TODO O CORE, O TEMPO TODO”.

Metodologia do Treinamento em Suspensão

A exclusividade do Treinamento em Suspensão como um sistema moderno de exercício com peso corporal é a coleção sistemática das melhores práticas, novas e antigas, que foram montadas, modificadas e formalizadas em um corpo único e coerente, com uma metodologia de treinamento de ponta construída a partir disso. Sua singularidade decorre também da invenção do TRX Suspension Trainer, o primeiro sistema de treino de desempenho do mundo feito para facilitar uma ampla gama de movimentos de treino com o peso corporal. Ele permite que o conjunto completo de técnicas de exercícios com peso corporal do Treinamento em Suspensão seja realizado em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer pessoa.

O vídeo abaixo mostra um pouco do que é possível fazer com o TRX Suspension Training

 

Acho que esclareci um pouco do que é o TRX Suspension Training. Essa nova forma de treinamento surpreende, não só pela versatilidade, mas também pelos resultados. Existe uma biblioteca com centenas de exercícios, o que torna o treinamento suspenso muito eficiente, pois com ele é possível trabalhar o corpo todo. Movimentos com o TRX integram força e equilíbrio em um único formato dinâmico que exige muito do sistema nervoso e maximiza os benefícios do exercício com peso corporal, conseguindo resultados mais rápidos.

FAÇA DO SEU CORPO A SUA MÁQUINA

About these ads

Sobre Prof. Leud

Leudenei Sganzerla – (Prof. Leud) CREF: 081722-G/SP Profissional registrado no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente - SP. Pós-graduado em Treinamento Personalizado e Musculação pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Londrina - PR. Possui Certificação Internacional Oficial TRX Suspension Training (Treinamento em Suspensão), Certificação Core 360° - Treinamento Funcional e diversos cursos de capacitação como: Prescrição e Orientação de Exercícios na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, Atividade Física e Saúde, Envelhecimento e Atividade Física, Atividade Física e Saúde, entre outros. Natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, onde reside e trabalha atualmente. Como Personal Trainer, tem atuado com os mais variados públicos, dentre estes, indivíduos que requerem cuidados específicos, como cardiopatas, obesos, diabéticos, pessoas com problemas na coluna e síndrome metabólica.
Esse post foi publicado em Treinamento e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s