Musculação pode e deve ser praticada por pessoas de todas as idades

Convencionou-se denominar genericamente de musculação a prática de exercícios com pesos, uma modalidade que felizmente tem derrubado vários paradigmas. Não faz muito tempo que, quando se falava em musculação, imediatamente se associava à ideia de uma modalidade que estava absolutamente restrita ao grande desenvolvimento de massa muscular. Era um modelo de exercícios visto inclusive com desconfiança, para não falar com receio até mesmo pela classe médica.
Atualmente, o conceito de musculação mudou, sendo considerado um programa de exercícios na maioria das vezes indispensável, não só para estética e desempenho, mas também para saúde e qualidade de vida. Apesar desta mudança, ainda existem alguns mitos que “resistem ao tempo”. Nunca é demais voltar a discuti-los e melhor esclarecer.

Musculação Prejudica o Exercício Aeróbico?

Não. Ao contrário, além de potencializar o desempenho em provas de resistência, protege o aparelho locomotor.

Musculação é Proibida para Idosos?

Ao invés de ser proibida, deveria até ser obrigatória, pois a prática de exercícios com pesos para os idosos desacelera a perda de massa muscular, previne a osteoporose e comprovadamente diminui a incidência de quedas.

Adolescentes não podem fazer musculação?

Este é outro mito ainda prevalente. Na verdade, o receio que até certo ponto se justifica é a musculação pesada visando hipertrofia em jovens no estágio precoce de crescimento e desenvolvimento. A prática de exercícios com pesos visando fortalecimento pode ser perfeitamente associada a um programa de exercícios para jovens, mesmo antes da puberdade, desde que bem orientada.
Os exercícios com pesos são uma atividade que resgata uma qualidade física que talvez possa ser considerada a mais comprometida pela vigência dos confortos da vida moderna. Trata-se da regressão morfológica e funcional dos músculos esqueléticos devido ao desuso.
Os músculos são extremamente sensíveis ao efeito dos estímulos e à falta deles. A hipotrofia muscular por desuso é a causa de inúmeros problemas. As lombalgias, artroses, e vários outros quadros que tendem a se tornar crônicos, na maioria das vezes têm sua origem na falta de fortalecimento de determinados grupos musculares.
Os exercícios com pesos, ou a musculação, como parte de um programa de exercícios, devem ser considerados uma absoluta necessidade para prevenção de doenças e promoção de saúde.

Fonte: Portal da Educação Física

Sobre Profª. Paula

Prof.ª Paula Cristina da Silva Sganzerla - Profª. Paula CREF: 133620-G/SP Profissional registrada no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente - SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente - SP. Pós-graduada em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente - SP. Trabalhando em Presidente Prudente como Personal Trainer e Pedagoga, atua em academias, condomínios e parques atendendo adultos e crianças, com enfase em clientes que requerem cuidados específicos, como cardiopatas, obesos, diabéticos e pessoas com problemas articulares.
Esse post foi publicado em Envelhecimento, Notícias, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário