Treinamento Generalizado para Idosos

COMPARAÇÃO DAS CAPACIDADES FUNCIONAIS DE MULHERES IDOSAS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE OITO SEMANAS

Nelson Hilário Carneiro, Carlos Onofre Vieira da Silva

RESUMO Estudos têm demonstrado que a prática regular de exercícios físicos pode auxiliar na manutenção destas capacidades. O objetivo deste estudo foi comparar as capacidades funcionais de idosas praticantes de exercícios físicos generalizados após 8 semanas de treinamento. Para tanto 14 idosas (68,0+/-4,2 anos) participaram do estudo. O grupo foi submetido ao programa de treinamento, 60 min/dia, 3 vezes/semana, durante 8 semanas. Para avaliação das capacidades funcionais foi aplicada a bateria de testes da AAHPERD, composta por testes de agilidade e equilíbrio dinâmico, flexibilidade, coordenação motora, resistência de força e resistência aeróbia geral. A significância das diferenças entre pré e pós o treinamento foi determinada por meio do Teste t de Student (p<0,05). Concluímos que em 8 semanas de treinamento generalizado, três vezes semanais, os resultados são mais expressáveis na coordenação, flexibilidade e na resistência aeróbia geral resultados contrários ao da agilidade e resistência de força que não obtiveram resultados significativos, entretanto elas mantiveram o mesmo nível de aptidão.

Este é um resumo de um artigo que foi publicado recentemente na revista Colloquium Vitae. O tema é bastante atual e traz informações importantes para essa camada da população que cresce a cada dia e que são acometidos pelos efeitos do envelhecimento. 

Abaixo esta o link para quem quiser ler o artigo na integra.

Rev. Colloquium Vitae

Sobre Profª. Paula

Prof.ª Paula Cristina da Silva Sganzerla - Profª. Paula CREF: 133620-G/SP Profissional registrada no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente - SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente - SP. Pós-graduada em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente - SP. Trabalhando em Presidente Prudente como Personal Trainer e Pedagoga, atua em academias, condomínios e parques atendendo adultos e crianças, com enfase em clientes que requerem cuidados específicos, como cardiopatas, obesos, diabéticos e pessoas com problemas articulares.
Esse post foi publicado em Envelhecimento, Notícias, Saúde, Treinamento e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário